Evento foi organizado pelo departamento do Ministério da Mulher da Igreja Adventista no Sul do Paraná em parceria com a Secretaria da Educação do município de Mandirituba.
Por
Jordana Perdoncini
|
Paraná
1 de outubro de 2024
De acordo com dados da Fundação Abrinq, a violência sexual no Brasil, é um problema que afeta, principalmente, crianças e adolescentes. Em 2022, por exemplo, a cada quatro casos de violência sexual no país, em três, a vítima era menor de idade.
Diante desse cenário, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem realizado um trabalho relevante para a comunidade, através do Projeto Quebrando o Silêncio. Neste ano de 2024, o tema enfatizado pela Igreja é a prevenção do abuso sexual infantil. Em Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, alunos da rede municipal de ensino foram beneficiados com a iniciativa, que levou orientações por meio de um musical e da distribuição de revistas sobre o assunto.
O evento realizado no Teatro de Mandirituba, no dia 04 de no setembro, reuniu cerca de 800 estudantes do ensino Fundamental I. O programa teve a participação da Turma do Nosso Amiguinho, que trabalhou a temática de forma lúdica.
Segundo a diretora do Ministério da Mulher e coordenadora do projeto, para o sul do Paraná, Keila Marques, o assunto foi abordado de forma diferenciada com os alunos da rede municipal, levando em consideração a pouca idade dos participantes. “A Turma do Nosso Amiguinho foi escolhida, porque eles têm uma apresentação, todinha preparada pra isso, em que eles trazem, através de músicas e encenações, orientações sobre cuidados e limites com o próprio corpo”, detalha.
De acordo com o coordenador da Turma do Nosso Amiguinho no sul do Paraná, Vanilson Teixeira, o musical foi preparado com a intenção de orientar comunidades e escolas. “A Turminha sempre foi parceira de projetos que promovem o bem-estar das pessoas, especialmente do público infantil. Ela faz shows culturais e musicais que falam sobre a natureza, diversidade e diferenças”, detalha.
Os personagens da Turma do Nosso Amiguinho ilustram uma revista publicada desde 1953, com cunho educativo e social. O periódico é publicado mensalmente pela Casa Publicadora Brasileira, editora da Igreja Adventista do Sétimo Dia.