No dia 27 de setembro, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, das turmas da manhã e da tarde, participaram de uma aula de campo especial em comemoração ao Dia da Árvore. A atividade, realizada no Parque da Cidade, teve como objetivo promover a conscientização sobre a preservação da biodiversidade vegetal e o desenvolvimento de uma consciência ecológica entre os estudantes.
Durante a aula, os alunos participaram de uma “caça ao tesouro”, observando de perto diferentes espécies de árvores e aprendendo sobre seus ciclos de vida e a importância desses seres para o equilíbrio da vida no planeta. A atividade também incluiu o plantio simbólico de sementes de Ipê amarelo, que serão cultivadas até o final do ano, quando os estudantes plantarem em pontos da cidade.
Os alunos foram estimulados a identificar as características das árvores e suas interações com outros elementos da natureza, como insetos, aves e microrganismos, ressaltando a interdependência dos ecossistemas.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Maria José Carvalho, as aulas de campo fortalecem as experiências dos alunos. “Foi super contagiante, pois como educadora é importante criar experiências e memórias principalmente para alunos que ainda não tinham tido contato com o Parque da Cidade.”, analisou Maria José.
A proposta educacional feita pela Bióloga e professora Thaís Farina, busca integrar os princípios bíblicos de cuidado e responsabilidade com a criação. “A aula de campo nos permitiu integrar o conhecimento sobre a natureza com valores fundamentais de cuidado e responsabilidade. Quando mostramos aos alunos que a biodiversidade é um presente divino, ajudamos a formar uma geração mais consciente e engajada na preservação do meio ambiente.”, destacou a bióloga.
A aluna Louise Lopes expressou entusiasmo com a aula: “Eu amei. Adoro plantas e estar em meio à natureza. Eu me sinto em casa”, comentou.
Deborah Laís complementou: “É importante cuidarmos do meio ambiente, plantando árvores, porque o mundo está superaquecendo. Como somos o futuro, podemos plantar e ajudar a combater o aquecimento global.”
“Essa iniciativa reforça a importância de educar nossas crianças não só sobre o mundo ao seu redor, mas também sobre o papel que cada um de nós tem na proteção do que Deus nos deu. A preservação do meio ambiente é uma missão que precisamos abraçar com seriedade e propósito.”, ressaltou o presidente da Missão Oeste do Pará, Pr Wiglife Saraiva.
Essa aula de campo não apenas promoveu o contato direto com a natureza, mas também envolveu os alunos em uma ação concreta: o plantio de sementes, que representa o início de uma jornada de aprendizado e conscientização que vai além da sala de aula.
Foi muito gratificante ver o primeiro contato de alguns alunos com o solo e com a experiência de plantar. Foi uma experiência fantástica para mim, como professora, e para eles, essa prática. Agora, o meu desafio para eles é cuidar dessa semente, para que ela germine e traga frutos em dezembro”, afirmou a professora.