Aos 100 anos, mulher mantém estudo diário da Lição da Escola Sabatina

0
42

Adélia Almeida ainda compartilha aquilo que aprende: hoje ensina a Bíblia para um vizinho de 91 anos.

Por Heron Santana e Jefferson Paradello
12 de outubro de 2019

Tiago White dedicou uma parcela significativa de sua vida às publicações (Foto: Escritório de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa da sede mundial adventista)

Em 1852, a Igreja Adventista do Sétimo Dia ainda nem havia nascido oficialmente (o que ocorreria apenas em 1863), mas alguém já pensava em como instigar os jovens a tornarem-se discípulos de Cristo. Foi um homem de 31 anos, que tinha em seu currículo acadêmico apenas 41 semanas de estudos formais, quem deu início ao que hoje é um curso regular que conecta milhões de alunos espalhados pelo globo. 

Preocupado com a falta de conteúdo específico para aqueles que estavam descobrindo a vida cristã em um mundo de acelerado crescimento social e tecnológico no início da segunda metade do século XIX, Tiago White preparou as quatro primeiras lições da publicação que ele chamou de The Youth’s Instructor (O Instrutor Jovem). Na segunda página da edição inaugural, o então editor esclareceu: “Projetamos que o instrutor seja preenchido com assuntos sensíveis, não apenas para o benefício de crianças pequenas, mas também para a instrução dos jovens de 16 a 20 anos de idade.”

Leia também:

Assim surgiu a Lição da Escola Sabatina, um guia de estudos que posteriormente se tornou trimestral, ganhou versões para todas as faixas etárias, foi traduzido para outros idiomas e até hoje amplia e aprofunda o conhecimento bíblico dos mais de 22 milhões de membros da Igreja Adventista espalhados em mais de 200 países. 

No ano seguinte, 1853, Tiago organizou a primeira reunião para refletir e debater – em grupo – sobre os assuntos abordados pelo manual. O encontro ocorreu em Rochester, nos Estados Unidos, e inaugurou a Escola Sabatina como um ambiente regular para a troca de percepções à luz da compreensão bíblica. Isso viria a ser peça essencial nos programas sabáticos da denominação. De lá pra cá são 166 anos. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here