Capixaba vence câncer de mama e participa de corrida virtual ao lado da filha

0
85

Corrida em prol do Outubro Rosa mobilizou mais de 370 mulheres no centro-norte do Espírito Santo

Por Leonardo Saimon
18 de outubro de 2020

Após superar câncer de mama, Neuza incentiva a filha que passa por tratamento contra linforma de Hodgkin (Foto: Filipe Adrian)

Quando descobriu que tinha câncer de mama, há pouco mais de um ano, Neuza Bená sentiu que ali era o fim. O choro foi a reação imediata e por um momento o mundo parecia ter desabado sobre seus ombros. Ela fazia parte da estatística do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que previu, em 2019, o número de 60 mil casos de mulheres com este tipo de câncer.

“Eu fazendo o toque percebi um nódulo. Procurei imediatamente a Unidade Básica de Saúde do bairro, mas nem fui atendida”, relembra.

Ela não se deu por vencida. Lembrou de uma técnica de enfermagem que se congregava na mesma igreja e contou a situação. A profissional conseguiu uma consulta no dia seguinte e Neuza logo precisou fazer uma mamografia. Ao receber o exame, ficou confirmado que ela estava com câncer de mama e precisaria passar por uma cirurgia. O médico também alertou para o longo tratamento que estava por vir.

Durante um ano, Neuza ficou afastada do trabalho e além da cirurgia, ela foi submetida a 18 sessões de radioterapia. Seu caso não necessitaria da quimio, e atualmente, o médico garante que Neuza não tem problema algum. Porém, precisa de três em três meses continuar o acompanhamento, durante cinco anos.

Neuza e Eliane costumam caminhar juntas para manter uma boa imunidade (Foto: Filipe Adrian)

Neste meio tempo, Neuza que tinha uma alimentação saudável e costumava caminhar e correr, ficou preocupada em não poder mais realizar as atividades físicas corriqueiras.

“Logo no início, eu perguntei pra minha médica se eu podia fazer caminhada até por conta da cirurgia que eu tinha feito. Ela garantiu que eu poderia fazer e que não me atrapalharia em nada”, conta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here