Dia das Crianças tem significado especial para menina que venceu o câncer

0
2098

Conteúdo original Dia das Crianças tem significado especial para menina que venceu o câncer“>Dia das Crianças tem significado especial para menina que venceu o câncer

Após cerca de dois anos de tratamento, Letícia comemora o Dia das Crianças de uma maneira diferente.

Após cerca de dois anos de tratamento, Letícia comemora o Dia das Crianças de uma maneira diferente.

Barretos, SP… [ASN] Os cabelos cacheados e o sorriso no rosto são a marca registrada da pequena Letícia Moreira. Em poucos minutos de conversa ela revela vários sonhos comuns para uma criança de 11 anos de idade. Mas em meio à lista,Dia  seu maior pedido neste Dia das Crianças é bem incomum: saúde.

Com apenas nove anos, ela recebeu o diagnóstico de um tumor no ovário. Com a notícia, mudou de Ipirá, na Bahia, para Barretos, no interior paulista, para o tratamento. Acompanhada da mãe, Sandra Regina Moreira,  deixou a família e o irmão na cidade de origem. O pai se mudou para o município na metade de 2014 para acompanhar a filha e a esposa na luta contra o câncer, mas sofreu um enfarto e faleceu, o que tornou a luta ainda mais difícil.

Mesmo com toda essa dificuldade, Letícia nunca desanimou e neste Dia das Crianças recebe um dos maiores presentes. Após cerca de dois anos de difícil batalha, a pequena guerreira finalmente foi curada e está fazendo apenas o acompanhamento para poder voltar para casa nos próximos meses.

Dia das Crianças

A menina de cabelos cacheados esboça o sorriso e o alívio de ter vencido o câncer. Foto: Thiago Santos

A menina de cabelos cacheados esboça o sorriso e o alívio de ter vencido o câncer. Foto: Thiago Santos

Famílias como a de Letícia são atendidas pelo Centro Adventista de Apoio à Família (Caaf), que é mantido pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). A ideia do projeto é amenizar o sofrimento das família que migram para a cidade em busca de tratamento, o qual, muitas vezes, chega a durar anos.

O Caaf tem como hábito promover festas em datas comemorativas, como o Dia das Crianças, já que a grande maioria dessas família está longe de casa. Em 2013 Letícia participou pela primeira vez de um evento da entidade na casa de apoio em que estava hospedada. Pintou o rosto, assistiu encenações de histórias bíblicas e ganhou vários presentes. “Eu já participei de várias festas, mas nunca como esta. Eles tratam a gente tão bem que esquecemos de toda essa vida de hospital”, Letícia declarou na época.

E desde então ela não perde um evento e, por isso, já planeja participar do Dia das Crianças de 2015, que será realizada no Caaf no próximo domingo, dia 18 de outubro. Para a ocasião são esperados 100 participantes, que contarão com brincadeiras educativas, presentes e comida saudável. As festas têm o apoio de muitos voluntários que dedicam essa data para compartilhar alegria com pessoas que têm sofrido.

Apoio às famílias

Barretos pode ser conhecida pela festa do Peão, mas quem visita a cidade fora da data de rodeio percebe que a realidade é diferente. O trabalho de qualidade do Hospital Pio XII faz com que muitas famílias mudem temporariamente para o município. Assim como Letícia, outras quatro mil pessoas vindas de vários Estados brasileiros e até países da América do Sul são atendidas pelo Hospital.

Fundado em 2011, o Caaf oferece atendimento, palestras, orientações e cursos para as pessoas enquanto estão em Barretos para exames ou tratamento do câncer. A intenção é que o sofrimento das pessoas seja amortecido ao momentos de diversão e aprendizado. Assim como Letícia, que é aluna do curso de Informática, mais de 100 assistidas mensalmente com cursos de culinária, estética, inclusão digital, palestras sobre depressão, autoestima, alimentação saudável, atendimentos psicológicos, assistenciais, de nutrição alimentar e Direito.

Letícia garante que o tempo em que esteve em Barretos foi muito difícil. O tratamento, seções de quimioterapia, injeções e ter que trocar a tarde livre para brincar pelo hospital foram grandes desafios. E por isso, neste Dia das Crianças, tem mais um motivo para comemorar. Para quem já viveu por cerca de dois anos a luta do câncer, não poderia ter um momento mais propício para voltar a sorrir. E essa é a missão do Caaf: viver em busca de devolver sorrisos para quem há muito tempo não os vê. [Equipe ASN, Suellen Timm]

Conteúdo original Dia das Crianças tem significado especial para menina que venceu o câncer“>Dia das Crianças tem significado especial para menina que venceu o câncer

Notícias Adventistas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here