Durante pandemia mundial, voluntários atendem quase 2 mil pessoas em situação de rua

Sem ignorar as orientações do Ministério da Saúde em combate ao coronavírus (Covid-19), voluntários atenderam quase 2 mil pessoas na última semana.

Por Fabiana Lopes
27 de março de 2020

Na última terça (24), cerca de  700 pessoas foram atendidas, para muitas foi a única refeição no dia. (Foto: arquivo pessoal)

Eles atuam como voluntários há mais de dois anos na região Central do Rio de Janeiro. O projeto CASA Esperança, mantido pela Igreja Adventista, é dirigido por Naó Borges, que é administrador, e tem uma equipe de apoio que varia em número, mas abre todos os sábados para oferecer almoço, lanche e atendimento psicológico e espiritual aos moradores de rua.

Leia também: Voluntários ajudam moradores de rua na região central do Rio

Nesta semana, voluntários da equipe receberam reforços de profissionais de saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, além da administradora de empresa Gisele Moledo, e a bióloga Denise Rocha. Eles atenderam 700 pessoas em situação em um único dia, foram quase 2 mil atendimentos nesta semana. A ideia da campanha é servir uma sopa diariamente às 18h e no sábado, servir um almoço entre 14 e 15 horas. Todo o alimento está sendo preparado dentro dos padrões de higiene e limpeza. Os voluntários estão equipados com luvas e máscaras para fazer a ação.

O local onde é feita a distribuição é o mesmo onde se prepara o alimento, o que torna mais fácil também o recebimento de doações. Tudo acontece na Rua do Camerindo, 26 (Centro). Eles iniciam o preparo por volta das 10h da manhã. Em frente ao local é feita a higienização e marcação de círculos, deixando o espaço de um metro entre cada pessoa, na própria calçada. A norma estabelecida pelos voluntários é que os moradores permaneçam dentro dos círculos para receberem a senha e depois o alimento, de forma organizada e sem aglomerações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *