Filme que incentiva denúncia de violência doméstica é exibido em escolas de Santa Helena-PR

0
1505

Conteúdo original Filme que incentiva denúncia de violência doméstica é exibido em escolas de Santa Helena-PR“>Filme que incentiva denúncia de violência doméstica é exibido em escolas de Santa Helena-PR

crop2Santa Helena, PR… [ASN] Cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ocorrem por ano no Brasil, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências. Algumas dessas situações acabam em morte. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) estima que mais de 42 mil adolescentes de 12 a 18 anos poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros habitantes até 2019.

Em Santa Helena, cerca de mil alunos do quarto ao sexto ano das escolas públicas foram conscientizados desse perigo por meio da exibição de um filme que alerta para essa realidade e atenta para a importância de denunciar casos de abuso. O média-metragem O Silêncio de Lara conta o drama de uma adolescente de 14 anos que sofre abuso sexual desde a infância e resolve acabar com o segredo que a angustiava.

Veja também:

Conheça o projeto oficial de combate à violência doméstica Quebrando o silêncio

Baixe e assista o filme O Silêncio de Lara, que trata do tema do abuso sexual contra adolescentes

Saiba quem são os desbravadores e o que eles fazem

As exibições tiveram início na manhã de terça-feira e se estenderam até a tarde desta quarta. Além do filme, as crianças assistiram a uma palestra que as orientou como combater o assédio e a importância de dizer não quando se sentirem ameaçadas.

O educador social do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e Sargento da Polícia Militar, Edson Vieira, trabalha com crianças do quinto ano de escolas em Santa Helena e outras três cidades vizinhas. Ele afirma que este trabalho de conscientização realizado pelo projeto Quebrando o Silêncio fortalece a função que ele exerce nas salas de aula que visam prevenir e combater às drogas e à violência. “Com esse filme, foi possível ver a expressão de alívio das crianças que estavam aqui. Elas se sentiram bem quando a Lara quebrou o silêncio e fez a denúncia”, conta.

Apesar de novas, as crianças se demonstraram interessadas pelo filme. Para a professora Daniela Lusa, o filme abordou um tema muito delicado de uma forma compatível com a idade deles. “Mostrou o que é esse tipo de violência de uma forma que eles conseguem compreender e assimilar e certamente eles vão levar uma lição disso e vão refletir a respeito”, completa.

A iniciativa faz parte da série de ações que estão ocorrendo em Santa Helena, promovidas pelo Campori de Desbravadores da União Sul Brasileira. Trata-se de um acampamento com 20 mil pessoas no balneário do município. Denise Lopes, líder do projeto Quebrando o Silêncio para o Sul do Brasil, afirma que o acampamento é uma ótima oportunidade para realizar ações como essa. “Foi de um ponto muito bem pensado, a gente poder estar aqui junto ao evento, onde há um número tão grande de adolescentes e ver a liderança do evento preocupada não só com os desbravadores, mas também com as outras crianças da comunidade, para que elas possam ter esse cuidado, essa orientação de como não serem vitimas de determinados tipos de violência”, afirma. [Equipe ASN, Juliana Muniz e Gustavo Cidral]

Confira algumas imagens de palestras sobre :

IMG_4347 IMG_4359 IMG_4363 IMG_4373 IMG_4405

Conteúdo original Filme que incentiva denúncia de violência doméstica é exibido em escolas de Santa Helena-PR“>Filme que incentiva denúncia de violência doméstica é exibido em escolas de Santa Helena-PR

Notícias Adventistas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here