Home Notícias Adventistas Igreja Adventista na Ilha do Governador (RJ) comemora 50 anos

Igreja Adventista na Ilha do Governador (RJ) comemora 50 anos

29
0

Administradores da ARJ, pastores e anciãos estendem as mãos e abençoam famílias e amigos da igreja. Foto: Luiz Rangel

A comemoração dos 50 anos da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Ilha do Governador aconteceu no final de semana, entre os dias 17 a 19 de junho, com direito a bolo de aniversário, festa com toda a congregação e a presença dos pastores que um dia foram os responsáveis pelo distrito da Ilha do Governador, atualmente com cinco igrejas e grupos.

Na sexta à noite, aconteceu o batismo de Emerson Storch da Silva. No sábado, foi a vez do casal Renata Cristina de Amorim Marques e Leonardo de Freitas Marques. Todos foram batizados pelo pastor Ademar Baesso, que está cuidando atualmente do distrito da Ilha do Governador.

A festa contou com a participação de pastores que já atuaram no distrito, além de administradores e departamentais da Associação Rio de Janeiro, como pastor Marcos Aguiar, presidente e Fernando Júnior, secretário executivo.

O casal Rosemaire Waegele e Udo Waegele são alguns dos pioneiros do adventismo na Ilha do Governador. Foto: divulgação

O casal de pioneiros, Udo e Rosemaire Waegele participaram da comemoração. Ele é ancião nesta igreja desde 1969 e relata a alegria de viver este momento: “Muita gente me disse que a gente não teria condições de manter a igreja, nem comprar o terreno ou mesmo construí-la. Eu agradeço a Deus pois nestes 50 anos, Deus fez mais de 50 mil milagres, foram incontáveis! Deus sempre nos ajuda, qualquer desafio que aparece, Ele sempre está ao nosso lado. Agora é só esperar a volta de Jesus!”.

Início da presença adventista na Ilha do Governador

Foi durante o funeral de Alexander Waegele, pai do ancião Udo Waegele, dia 21 de fevereiro de 1969, que os pastores Sérgio Cavalieri (Distrital da Igreja Adventista Central do Rio de Janeiro) e Rodolfo Cavalieri (Departamental da antiga Associação Rio-Minas) perceberam a ausência de Igreja adventista naquele bairro, simultaneamente, a quantidade de adventistas reunidos para a cerimônia fúnebre.

Mesmo num momento tão triste, ambos decidiram iniciar ali um trabalho evangelístico. Em junho daquele ano, eles iniciaram uma série de conferências com os cursos ‘Como deixar de fumar’ e ‘Lar e Família’, no Clube Concotá, situado à rua Tenente Cleto Campelo. O sucesso foi tão grande que precisaram convidar obreiros para auxiliar: Luiz Gomes, Samuel Wohlers, Carlos Beck e Ruth Cavalieri.

Em dezembro daquele ano, aconteceu o batismo de 45 pessoas. Na descrição do histórico escrito pela esposa de algum pastor que passou pelo distrito e não foi identificada, diz:

“A salvação, assim como num incêndio, espalhava-se com assombrosa rapidez e então surgia a necessidade de terem um lugar para adorar, pois até aquele momento, os bebês espirituais continuavam se reunindo no clube onde haviam recebido os estudos”.

Autora desconhecida

Imagem do terreno comprado para a construção da Igreja Adventista da Ilha do Governador. Foto: divulgação

A compra do terreno no valor de 100 mil cruzeiros aconteceu no dia 31 de agosto de 1970 e a pedra fundamental foi lançada no dia 6 de junho de 1971, pelos pastores Djaci Barbosa e Holberth Schmith. Udo Waegele, engenheiro civil e ancião da igreja, que perdera o pai no ano anterior, assumiu o projeto da igreja, além de liderar a obra, fazendo o acompanhamento até a sua finalização.

A primeira inauguração aconteceu no dia 17 de junho de 1972, praticamente um ano após o lançamento da pedra fundamental. Em pouco tempo, a igreja tornou-se pequena para o número de fiéis que se juntavam a cada dia, e novamente o senhor Udo refez o desenho para a nova obra, edificação existente atualmente.

Lista de pastores da Igreja Adventista da Ilha do Governador:

  • Otávio Belz – 1973 a janeiro de 1977;
  • Samuel Wohlers da Fonseca – abril de 1977 a 1979;
  • Benedito Carlos Pereira da Silva – 1980 a 1982;
  • Daniel F. Porto – março de 1983 a julho de 1983;
  • Onézimo Oliveira Duarte – agosto de 1983 a 1984;
  • Antonio José Bettero Mendes do Valle – maio de 1985 a dezembro de 1985;
  • Olício Vicente Possimoser – 1986;
  • Haroldo Moreira Soldani – 1987 a julho de 1988;
  • Irineu Valdir Lourenço – setembro de 1988 a dezembro de 1989;
  • Luiznei Gambarelli – 1990 a 1993;
  • Carlos Alberto Palma Santos – 1994 a setembro de 1994;
  • Carlos de Oliveira Prestes – outubro de 1994 a janeiro de 1998;
  • Aroldo Ferreira de Andrade – março de 1998 a 1999;
  • Euzélio Vaz Filho – 2000 a 2001;
  • Nelson Luchi – 2002 a 2003;
  • Gilson de Almeida Barbosa – 2004 a 2007;
  • Carlos Eduardo Lima Borchardt – 2008 a 2010;
  • Anderson Cerri Novaes – 2011 a 2012;
  • Roberto de Oliveira Souza – 2013 a 2017;
  • Iuri Antunes dos Santos Haubrich – 2018 a 2021;
  • Ademar da Mata Porto Baesso – a partir janeiro de 2022.

Alguns pioneiros permanecem na igreja desde a sua fundação, entre eles: Amanda P. Santos, Leny L. Pinheiro, Marcos Oliveira Santos, Maria de Fátima Pereira, Udo Norbert Waegele.


Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou cadastre seu número via WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

https://sdahymnal.net/

Previous articleConfirman la Biblia y el espíritu de profecía
Next articleFormatura certifica mais de 130 pessoas para o cumprimento da missão, em Goiás

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here