Por Willian Vieira
2 de dezembro de 2019
A Comissão Diretiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia no oeste do Paraná votou algumas alterações em seu quadro de administradores, pastores e líderes de departamento. As mudanças, que costumam ocorrer ao longo dos anos, buscam contemplar necessidades específicas da sede administrativa, das igrejas e dos próprios pastores.
Algumas das principais razões para mudanças ou agregações, estão a abertura de novas igrejas, convites de outras sedes administrativas, alterações de função, pausa para aprimoramento acadêmico e o ingresso em projetos missionários.
Nova direção na área financeira
Entre as novidades, a comissão votou o nome de Edson Erthal como o novo diretor financeiro para o território do oeste paranaense. Ele estava atuando no escritório-sede que gerencia as atividades dos adventistas para o oeste de Minas Gerais. Sua nomeação ocorreu por conta da ida de Sávio Fernandes para a sede adventista que contempla o estado de Goiás, a Associação Brasil Central (ABC).
Erthal é natural de Cambará (PR) e é graduado em Contabilidade e em teologia, além de ser especialista em gestão financeira. Começou suas atividades ministeriais em 2004, como contador na Associação Norte Paranaense (ANP). Em 2009, assumiu a função de contador da União Norte Brasileira, no Pará. Depois, em 2010, atuou como diretor financeiro na Associação Maranhense. Em 2013, foi nomeado vice-diretor financeiro da União Sudeste Brasileira (USEB), no Rio de Janeiro. Até maio de 2019, era o diretor financeiro da Associação Rio Fluminense (ARF), quando passou a atuar na Missão Mineira Oeste (MMO) até o momento. Casado com Wellen Fernandes Erthal, tem duas filhas: Isabella e Beatriz.
Divisão de departamentos
Em razão do pastor Édi Peixoto ter aceitado o chamado para atuar na sede administrativa adventista para o norte do Paraná com Desbravadores e Aventureiros, o pastor Emerson Metzker, que atuava no distrito do Instituto Educacional Pastor Manoel Soares (IEMS), foi nomeado como o novo líder da área.