Líderes adventistas de saúde dedicam local da clínica de saúde da Zâmbia

0
1004

O Centro Médico Adventista Chalala irá atender crescente demanda por assistência médica adventista na capital da nação

September 22, 2015 Joanne Ratsara/SID


Líderes adventistas de saúde dedicam local da clínica de saúde da Zâmbia

Ten acres of prime land in Chalala near inner city Lusaka dedicated on September 5. [Photo courtesy of Joanne Ratsara]

Um novo ambulatório adventista pluridisciplinar será construído em Chalala, a oito quilômetros do centro da cidade de Lusaka, capital da Zâmbia. O centro vai operar utilizando métodos inovadores de retenção de pessoal e remuneração que vai ajudar a atrair mais profissionais de saúde adventistas para o trabalho denominacional.

A procura por assistência adventista de saúde está crescendo em Lusaka devido à crescente demanda alimentada por um aumento da população e pela excepcional reputação obtida pelo Hospital de Olhos, Clínica Dentária e Clínica Adventista de Lusaka.

“Um dos desafios da abertura de novas instituições de saúde está em atrair médicos adventistas suficientes para o trabalho denominacional”, disse Harrington Akombwa, presidente da União Associação do Zâmbia. “Muitos dos nossos membros da Igreja que são profissionais de saúde manifestaram o desejo de contribuir para a missão da Igreja, mas trabalhar em tempo integral para nós nem sempre é desejado ou possível. Isso nos estimulou a considerar maneiras novas e inovadoras de atrair novos profissionais para o ministério da saúde sem a necessidade de que médicos se demitam de seus empregadores atuais”, explicou Akombwa.

O projeto começou há dez anos com uma doação de terras pela municipalidade, originalmente com o propósito de construção de alojamento para o novo Hospital de Olhos de Lusaka. Os custos das conexões ambientais foram cobertos pela entidade Adventist Health International [sigla AHI].

“Mais tarde a  AHI desenvolveu a ideia da criação de um centro médico multi-especializado que ampliaria o leque de serviços médicos que estão oferecendo em Lusaka. Louvamos a Deus por termos sido capazes de garantir esse terreno em área residencial nobre muito próximo da capital do país, onde a demanda por nossos serviços será elevada”, comentou Akombwa. Nossa equipe tem trabalhado muito duro com o Dr. Richard Hart para nos permitir chegar a este ponto. Somos gratos pelos esforços do Adventist Health International e dos Ministérios de Saúde da Associação Geral por nos apoiarem durante todo este processo”. 

O Centro Médico Adventista Chalala oferecerá inicialmente serviços em medicina geral, pediatria, oftalmologia, odontologia, laboratório e farmácia.

A parcela do terreno de 40.000 metros quadrados está livre de dívida e metade do orçamento de U$ 1.000.000,00 para construir a primeira fase foi legada por um ex-aluno da Universidade Loma Linda.

Prevê-se que os lucros operacionais do centro serão utilizados para financiar futuras etapas de desenvolvimento do hospital e apoiar uma série de hospitais regionais muito utilizados mas menos lucrativos, localizadas em áreas rurais. 

Dentro de algum tempo o centro será desenvolvido para oferecer um hospital médico-cirúrgico e centro multi-especialidade. 

Dr. Richard Hart, presidente da Adventist Health International e o Dr. Peter Landless, diretor de ministérios de saúde da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia ofereceram palavras de encorajamento numa cerimônia de dedicação no local, testemunhado por cerca de 100 líderes de cuidados de saúde e profissionais da África do Sul e dos EUA. Paul Ratsara, presidente da Divisão da África Meridional-Oceano Índico, ofereceu a oração de dedicação. 

“Palavras não podem expressar a nossa gratidão pelo apoio financeiro e desenvolvimento profissional oferecido pela equipe do Adventist Health International, Universidade Loma Linda e Departamento de Ministérios de Saúde da Associação Geral”.

A Adventist Health International (AHI) é uma empresa multinacional sem fins lucrativos com sede em Loma Linda, Califórnia. A AHI foi criada para prover coordenação, consultoria, gestão e assistência técnica aos hospitais e serviços de saúde operados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, principalmente nos países em desenvolvimento. A AHI não é uma agência de financiamento e depende de diversas organizações, fundações, governos e indivíduos para fornecer assistência financeira. 

AHI atualmente trabalha em conjunto com 30 hospitais em 25 países.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here