Orientações e diretrizes para as igrejas Adventistas do centro e sul do ES

Orientações e diretrizes para as igrejas Adventistas do centro e sul do ES

Por Assessoria de Comunicação
18 de março de 2021

 

Por meio do Decreto nº 4838-R publicado na última terça-feira  (17), o Governo do Estado do Espírito Santo determinou medidas  de enfrentamento à Covid-19 para todo o nosso território. Considerando que:

1.  As medidas restritivas anunciadas recomendam preferencialmente o culto virtual, mas não apresentam a proibição do culto presencial em nossos templos;

2. A saúde física e a espiritualidade de nossos irmãos constituem nossa maior preocupação;

3. Cada região, município ou distrito pastoral possui características diferenciadas e específicas;

A Associação Sul Espírito Santense propõe às suas igrejas e grupos que sejam consideradas, com a seriedade e equilíbrio que a situação requer, as seguintes diretrizes:

  • A manutenção do culto presencial ou não, em cada congregação, deve resultar do consenso entre o pastor e a sua a liderança local. Os critérios adotados para tal decisão devem contemplar a viabilidade do culto presencial, os decretos municipais e as condições sanitárias referentes ao avanço do número de casos da Covid-19 naquela localidade específica.
  • O culto presencial, onde ocorrer, deve ser conciso e restrito à duração máxima de 1h15m. Não   sendo viável o culto presencial, cada distrito pode oferecer aos seus membros alguma forma de culto virtual.
  • Onde não for recomendável a realização do culto presencial, o templo deve permanecer aberto em dias e horários dos cultos regulares, desde que não contrarie algum decreto municipal ou ofereça riscos à integridade física dos irmãos. Isso possibilita a membros e interessados local e momento para oração, reflexão e adoração por meio da fidelidade.
  • Em todas as situações faz-se necessário o rigor na adoção ou intensificação de medidas preventivas sanitárias protocolares, a saber: uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, disponibilização de tapetes sanitários, higienização com álcool 70% das mãos e objetos compartilhados e limitação da lotação do templo a um terço de sua capacidade.
  • Aqueles que compõem o grupo de risco (idosos, crianças que não permaneçam continuamente com seus pais, portadores de comorbidades, gestantes) ou que tenham sintomas da gripe devem ser orientados momentaneamente a participar do culto virtual.

Durante este período (18 a 31 de março), cumprindo as determinações governamentais, o escritório da sede da Associação Sul Espírito Santense terá seu regime de trabalho reduzido, mas pronto para atender às necessidades essenciais para o bom funcionamento da igreja.

https://sdahymnal.net/

Author Image
bushbaby

Leave a Reply

Your email address will not be published.