Home Notícias Adventistas Primeira igreja adventista no Brasil celebra 125 anos de existência

Primeira igreja adventista no Brasil celebra 125 anos de existência

772
0

Comemoração contou com o lançamento do site oficial da igreja de Gaspar Alto, uma fonte histórica para a história adventista no país

Por Daniel Gonçalves
16 de junho de 2020

Fotos atuais da igreja adventista de Gaspar Alto (dir) e do museu (esq)

A igreja adventista de Gaspar Alto comemorou nesta segunda-feira, 15 de junho, 125 anos de existência. Fundado em 15 de junho de 1895 por dez famílias de imigrantes alemães, o templo hoje realiza cultos normalmente para cerca de 50 membros ativos. Uma celebração foi realizada virtualmente para marcar essa importante data e teve a participação de descendentes dos pioneiros, pastores e do líder da Igreja Adventista Mundial, pastor Ted Wilson.

“A saudação da família mundial das igrejas pelo 125º aniversário da igreja de Gaspar Alto. 125 anos sendo testemunhas e missionárias maravilhosos para Jesus. 125 anos proclamando as mensagens dos três anjos de Apocalipse 14, chamando as pessoas de volta a verdadeira adoração a Deus. 125 anos sendo as mãos e os pés de Jesus, trazendo cura e esperança. 125 anos de envolvimento total dos membros”, comentou em vídeo o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A celebração marcou o lançamento do site oficial da congregação. No endereço virtual, é possível saber a história da igreja de Gaspar Alto, visualizar fotos antigas e atuais, fazer um tour pelo museu e agendar uma visita. “Em meio à toda essa pandemia, tivemos a oportunidade de lançar esse site. Podemos encontrar ali o que aconteceu no passado para saber agir no presente. É um acesso para todos que queiram conhecer a história da Igreja Adventista no Brasil”, explica o pastor Apolo Abráscio, presidente da Igreja Adventista no centro sul de Santa Catarina.

O tema escolhido pelos líderes foi Cada Dia Mais Perto, uma referência à brevidade da volta de Jesus tão propagada pelos pioneiros em 1895. “A mensagem sobre a volta de Jesus e o sábado como dia de guarda foram os pontos-chave para a conversão daquelas pessoas. O tema escolhido é uma lembrança da esperança dos pioneiros da igreja de Gaspar Alto. Cada dia estamos mais perto da volta de Jesus”, acrescenta Paulo Lopes, secretário executivo da Igreja Adventista no centro sul de Santa Catarina.

Foto do primeiro evangelismo realizado em 1906

Eram meados de maio de 1895 e o pastor Frank Westphal chega ao Estado de Santa Catarina. Logo ele faz uma série de conferências evangelísticas, batiza oito pessoas em Brusque e outras 15 em Gaspar Alto. Com 23 adventistas batizados, o pastor decide fundar a primeira igreja adventista em solo brasileiro. E assim, naquele sábado especial, dia 15 de junho de 1895, a igreja de Gaspar Alto foi organizada.

São 51 membros ativos. Uma congregação relativamente grande se considerarmos a localização rural, no interior da cidade de Gaspar. Entretanto, o que mais impressiona é que 91% dos membros são frutos das gerações passadas por ali. “Eu sou descendente dos Shirmer e aqui na igreja ainda há netos diretos de Guilherme Belz. Aquele amor que eles tinham no passado, ainda hoje está no nosso sangue. Então nós precisamos viver o que eles viviam no passado”, explica Valdir Heck, membro ativo da congregação.

“Essa comemoração é especial para todos nós. Ela representa o começo da obra adventista em todo o Brasil. Hoje somos o maior país adventista no mundo e tudo começou com a visão daqueles pioneiros de Gaspar Alto. Se Deus fez tanto nesses 125 anos de igreja, eu me encho de confiança no que Ele ainda pode fazer nessa igreja pioneira e na igreja em todo o Brasil. Parabéns!”, conclui o pastor Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista para a América do Sul.

https://sdahymnal.net/

Previous articleAluno se batiza através do projeto Cada Um Salvando Um
Next articlePhone Support Initiative Provides Nursing Students New Avenues of Service

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here