Projeto Cartas Vivas homenageia profissionais de saúde em Roraima

0
35

Por Fábio Heverton
29 de junho de 2020

Entrega das cartas para os profissionais de saúde

O estado de Roraima, à semelhança de outros estados brasileiros, também enfrenta um delicado momento diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com o objetivo de amenizar os impactos causados pela doença no sistema de saúde púbico, desde o dia 19 de junho, um hospital de campanha passou a receber pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde e pelo Hospital Geral de Roraima (HGR), aumentando a capacidade de atendimento, buscando assim abrandar a possibilidade de colapso do sistema.

Segundo o Portal de Notícias e Atualizações em Medicina (PEBMED), além dos pacientes e familiares, um outro grupo tem sido diretamente atingido pelos efeitos da pandemia: os profissionais de saúde, com destaque aos enfermeiros. Conforme análise da Organização Mundial de Saúde (OMS), esses profissionais fazem toda a gerência da assistência, de pessoas, materiais, além de promover o cuidado aos que necessitam.

A OMS ainda afirma que o cuidado com a saúde mental destes profissionais deve ser tratado como algo primordial. Para os trabalhadores da saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício, acrescido do risco de adoecer, provocam severos problemas de saúde mental, além de gerar graves problemas como ansiedade e depressão.

Em uma atitude de solidariedade e cuidado para com esses profissionais que pertencem a um dos grupos de vulnerabilidade, já que o número de mortos entre profissionais da saúde causa preocupação para as autoridades, a Escola Adventista de Boa Vista (EABV) empreendeu uma ação que não apenas dignificou a classe, mas os homenageou de forma muito singular.

Os alunos produziram as cartas com mensagens de incentivo, desenhos e figuras para os profissionais de saúde

O Projeto Cartas Vivas tomou corpo a partir do seguinte versículo bíblico: “Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens,” (2Co 3:2 ARA), segundo o diretor da Escola Adventista de Boa Vista, André Rodrigo. “Trata-se de um projeto onde alunos escrevem cartas de agradecimentos aos profissionais da saúde em razão de todo seu empenho nesse momento tão delicado da história da humanidade”, declara.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.