Qual a relação entre estresse, saúde física e mental?

0
101

Brian Distelberg, especialista da Universidade de Loma Linda, discute o impacto dessa junção no cotidiano.

Por Janelle Ringer, Loma Linda University Health e Adventist Review
12 de junho de 2019

Estresse muito duradouro pode causar doenças, segundo especialista. (Foto: Shutterstock)

O estresse tem mais impacto na saúde física e mental do que a maioria das pessoas consegue perceber. É o que afirma Brian Distelberg, diretor de pesquisa do Centro de Medicina Comportamental da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos. Ele trabalha para descobrir o impacto do estresse e encontrar soluções para apoiar seus pacientes.

Distelberg também dirige o programa Mend, uma iniciativa que ajuda pessoas s e suas famílias a manter ou recuperar a saúde emocional e o equilíbrio durante uma doença ou tratamento médico importante. A inscrição no programa cresceu 300% desde o início de 2018.

Leia também:

Distelberg concedeu uma entrevista para o portal Loma Linda University Health e revelou as conexões inesperadas entre estresse e saúde física e mental, e qual poderia ser a solução para esse quadro.

o que é estresse?

Essa é uma pergunta difícil porque, em termos acadêmicos, não há definição de estresse. Estresse é o termo que usamos em nosso mundo cotidiano, e isso pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Alguém pode se sentir estressado porque alguém faz um barulho alto atrás dele, provocando uma reação de estresse. Há também estresse no nível psicológico, que é chamado de estresse cognitivo. Esse estresse pode vir de dificuldades financeiras, relacionamentos problemáticos, trabalho ou até mesmo por ser apenas humano.

O que as pessoas geralmente estão mais interessadas é na ideia de “aflição”, ou quando nossos corpos e mentes estão sob um constante estado de estresse. Esse estresse acontece no nível biológico e cria uma reação bioquímica no corpo que envolve não apenas nosso cérebro, mas também vários processos corporais diferentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here