SALT-Faama se mobiliza para doar sangue

0
354

Fundação conta com comunidades cristãs para estabilizar bancos de sangue e suprir a demanda.

Por Carolina Nogueira
17 de maio de 2019

Alunos do SALT visitaram HEMOPA para doação de sangue

Os alunos da Faculdade Adventista da Amazônia (Faama) participaram nesta sexta-feira, 17, de uma iniciativa de doação de sangue na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Cerca de 30 alunos, majoritariamente do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (SALt) se envolveram com a iniciativa.

MEDO DE AGULHA

Na ocasião, o aluno do Salt, Gelson Ferreira se propôs a doar sangue pela primeira vez. Para ele, o medo não pode ser um obstáculo. “Eu tenho medo de agulha. Precisei tirar sangue uma vez e desmaiei. Mas a gente está estudando para salvar vidas não só espiritualmente mas fisicamente também, então o medo não precisa ser um problema. Vai dar tudo certo”, afirmou.

Já Felipe Emanuel que também é estudante, doou sangue 10 vezes nos últimos três anos. Ele explica como adquiriu este hábito. “Eu queria superar o medo de agulha e quis fazer isso doando sangue. Não funcionou. Eu senti medo todas as 10 vezes. Mas vou continuar doando pra ajudar quem precisa”, garantiu.

O pastor e organizador do projeto Vagner Rodrigues admitiu estar apreensivo também. “Eu também tenho medo de agulha e nunca doei sangue antes de hoje. Mas nós temos um Deus em quem a gente pode confiar e o processo é totalmente seguro. Envolve médicos, enfermeiros e exames que garantem que tudo corra bem”.

MOTIVAÇÃO

Segundo a HEMOPA, uma bolsa de sangue de 500ml pode salvar até quatro pessoas. As solicitações diárias de bolsas de sangue somam 350, enquanto o número de doadores diariamente chega a 200, em ocasiões otimistas, segundo a fundação.

Alessandra Leite, assistente social da fundação HEMOPA comenta a necessidade de doadores voluntários.”A doação de sangue é um ato espontâneo de solidariedade e cidadania. Por mais que a gente precise e incentive essa iniciativa, não podemos obrigar ninguém a doar”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.