Unasp inicia aulas online durante pandemia da Covid-19

Devido a suspensão das aulas presenciais, professores do Unasp estão dando aulas online como forma de amenizar os prejuízos causados pela pandemia. Calendário letivo segue normal e as férias estão programadas só para julho.

Por Mairon Hothon e Leandro Oliveira
24 de março de 2020

Devido a suspensão das aulas presencias, Unasp disponibilizou plataformas de interação virtual entre alunos e professores. Na foto, grupo de TI avaliando conexão nas diferentes sala ao vivo.

Como forma de amenizar os prejuízos acadêmicos causados pela pandemia do novo Coronavírus, o Unasp disponibilizou a plataforma online de estudos para todos os alunos da Graduação que tiveram suas aulas presenciais suspensas entre os dias 16 a 29 de março, como forma preventiva de saúde para docentes, discentes e colaboradores da instituição.

A iniciativa cumpre uma medida do Ministério da Educação (MEC) que autorizou este tipo de modalidade para os cursos presenciais em andamento. Professores estão dando aulas ao vivo para os alunos e interagindo com eles por meio de tarefas, chats e outras ferramentas.

Treinamento de professores

Alunos e Professores receberam treinamento online de como funcionariam as ferramentas de aula a partir dos próximos dias.

O acesso Moodle, que já é utilizado como plataforma para os cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Unasp EaD, está aberto a todos os professores e alunos do sistema presencial neste momento de suspensão das aulas. Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Dr. Afonso Ligório, o calendário de atividades acadêmicas durante a segunda quinzena de março foi dividido em dois grandes momentos, como forma do aluno não ter qualquer prejuízo com os estudos: um treinamento para os alunos e outro para os professores, a fim de aprenderem a utilizar as ferramentas do AVA.

O treinamento aconteceu da Reitoria do Unasp para professores do três campi. A diretora de graduação do campus São Paulo, Dra. Sílvia Quadros, ressaltou que essa mudança de paradigma é desafio, mas também trará ganhos para ambos os públicos. “A experiência com o trabalho desta ferramenta tecnológica será um grande ganho na aprendizagem, os discentes trabalharão o pilar Aprender a Aprender e poder ter um aprendizado ainda mais personalizado”, comenta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *